Comunidade São Francisco

Fachada da Igreja .
Fachada da Igreja Marcio dos Reis

O bairro de São Francisco, antigo Machadinho, é um bairro simples, de gente humilde e trabalhadora. Até o ano de 1971 o bairro não tinha quase nada, nem mesmo uma escola. A missa era celebrada na casa do Sr. Dito Ló. Em 1973 o prefeito Sr. Vicente Penido construiu uma escola para o bairro e as missas passarm a ser celebradas lá. Mas o Sr. Dito Ló e outras pessoas do lugar não estavam satisfeitas, sentiam o desejo de construir uma comunidade e foram à luta. O terreno foi doado pelos Srs. Benedito Garcia e José Olímpio.

Quanto ao nome do padroeiro a comunidade ficou dividida: São Luís ou São Francisco? O pároco sugeriu que se fizesse um sorteio, o nome escolhido foi São Francisco. Em 1978 começou a construção. O sr. Dito Ló, o Sr. Brasilino e o Mocinho fizeram uma lista e saíram pedindo donativos para a construção. Foi realizada uma Festa Junina para arrecadar dinheiro, o Sr. Dito Ló conseguiu os tijolos, a Serveng doou pedras britadas e o prefeito na época, Sr. Alfredo Bourabebi doou as ferragens, o Sr. Zezão administrou as sapatas depois que as vigas e baldrames estavam prontas, a administração do Santuário Nacional doou o telhado, além da grande ajuda da comunidade e do Sr. Benedito Gervásio que ajudou fazer grande parte do acabamento. O pároco na época era o Pe. Elpídio Tabarro Dal Bó CSsR.

Com o tempo a Igreja se tornou pequena e era preciso também um Salão Comunitário onde pudesse acontecer principalmente a catequese. Após igfranciscoestudo das condições do prédio, foi decidido, que por não ter estrutura suficiente para o andar superior, que se deveria derrubar a igreja antiga e fazer tudo novamente. Em outubro de 2003 deu-se início a esta fase, orientada pelo pároco Pe. Elias Guimarães, com a construção da Igreja, com Capela do Santíssimo, um grande salão comunitário, tudo feito na maior capricho possível, e no dia 19 de março de 2005, dia de São José, o nosso arcebispo abençoou a nova Igreja de São Francisco.

Em outubro de 2007 a igreja de São Francisco recebeu em definitivo a relíquia de São Francisco.

  • Comunidade São Francisco
  • Comunidade São Francisco
  • Comunidade São Francisco
  • Comunidade São Francisco
  • Comunidade São Francisco
  • Comunidade São Francisco

Informações para Contato

Como Chegar

Comunidades

Redes Sociais

Jornal Boa Notícia

Leia também

MAIS NOTÍCIAS