Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Aparecida-SP .
Aparecida-SP Eliane Resende Maia

MATRIZ BASÍLICA.

A História desta comunidade se funde com toda a história de Nossa Senhora Aparecida. De 1741 á 1745 iniciou a construção da primeira capela feita de taipa e que durou 1 século. O título de Santuário foi atribuído a Capela pela primeira vez em 1825 pelo Pe. Claro Francisco de Vasconcelos. Em 1846 foi demolida e construída uma nova Capela. O povo do século XIX intitulava a capela de Basílica. Inaugurada em janeiro 1888 a imagem de Nossa Senhora Aparecida nela permaneceu por quase 1 século. A primeira Comunidade Redentorista de Aparecida assumiu seus trabalhos pastorais em 30 de outubro 1894. Em 1982 a imagem foi levada definitivamente para o Santuário Nacional. E a Matriz Basílica ou Basílica Velha como é conhecida, torna-se a nova comunidade de nossa Paróquia. Atualmente é muito reconhecida como a primeira casa da Mãe Morena.

Todos os anos celebramos a novena e festa de 29 de novembro até 08 de dezembro, com shows e quermesse na Praça Nossa Senhora Aparecida. (Paulo Sergio Coelho e Silva e Professora Maria Lúcia Chad)