Secretaria Pastoral

.

A História de nossa Paróquia se funde com a História do encontro milagroso da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Porto Itaguaçu em 1717. Em 1894, o Santuário e a Paróquia são assumidos pelos padres redentoristas, missionários alemães. Os missionários redentoristas continuam a frente do Santuário e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida até hoje.

Até 1975, o Santuário e a Paróquia eram dirigidos por um mesmo sacerdote. Neste época, existiam também as capelas urbanas assistidas pelos sacerdotes da mesma congregação.

Com a realização das missões populares, em 1975, inicia-se o sistema de comunidades, consistida em setores, com certa autonomia e vida própria, isto é, com diretores, catequese, liturgia etc.

Em 1982 a imagem original de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é levada definitivamente para a Basílica Nova. A Matriz vê-se voltada só para a Paróquia, embora continue a receber romeiros. Ela é parte efetiva da história de Nossa Senhora Aparecida.

Em 9 de janeiro de 1994, é criada a Paróquia de São Roque, com 7 comunidades e entregue aos padres diocesanos, o mesmo ocorre no dia 3 de janeiro de 1998, com a Paróquia de Santo Afonso, com 5 comunidades.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida passa a ser composta por 7 comunidades: Mãe, São Benedito, Santa Rita, Sagrada face, São José, Santa Luzia e São Francisco.

Plantão dos padres no centro paroquial

• Manhã: Pe. Dal Dó
  • Tarde: Pe. Sebastião