Comunidade São José

Fachada da Igreja
Fachada da IgrejaMárcio dos Reis

A comunidade São José fica no bairro da Ponte Alta. A Ponte Alta sempre foi um bairro muito populoso e por volta dos anos 70 a comunidade aumentava a olhos vistos e não tinha onde realizar seus encontros. Em 1975, com a divisão da Paróquia em comunidades, a Ponte Alta ficou com duas delas: a Comunidade do Divino, que compreendia a área limitada pelo campo de futebol até o caminho que vai para o Potim (hoje pertencente à Paróquia de Santo Afonso), e a Comunidade de Ponte Alta, compreendida entre o campo de futebol e a Rua Joaquim Alves Pereira.

Em uma reunião com o Pároco Pe. Francisco Batistela, os coordenadores acataram sua sugestão em denominando a Comunidade de Ponte Alta de Comunidade São José. Mais tarde, quando o Pároco era o Pe. Costa, a Paróquia adquiriu um terreno, que aos poucos foi quitado pela comunidade. No inicio de agosto de 1980, começa a construção do centro comunitário, que é inaugurado, sem acabamento, no dia 1º de maio de 1981. Antes de construir a parte de cima, os eventos da comunidade eram feitos todos na parte de baixo, como bingos, jantares, festas, etc. Como não tinha rua e nem nada no local, foi preciso primeiro aterrá-lo.

Depois na construção do centro comunitário, trabalhava o Sr. Luís, como pedreiro, um servente e um engenheiro responsável, sempre acompanhados pelo Pe. Elpidio Tabarro Dal Bó, Pároco responsável. Os recursos foram conseguidos, através de livros de ouro, pedidos nas casas de construção, doações de amigos e o Santuário que ajudou com a laje. Com a primeira festa da comunidade saldou-se a dívida com o Santuário. Eram coordenadores o Sr Alfredo Laurindo e a Sra Cacilda Castro Almeida Laurindo, tesoureiro o Sr Vicente de Oliveira, secretaria a Sra Luzia Almeida. Esta diretoria permaneceu por quase oito anos, até o salão ficar pronto. A construção do Centro Comunitário e da igreja, se realizou com muito empenho, muita garra e luta. (Paulo Sérgio e Professora Maria Lúcia Chad)

  • Imagem 81
  • Imagem 82
  • Imagem 83
  • Imagem 84
  • Imagem 85

Informações para Contato

Como Chegar

Comunidades

Facebook

Agende sua Romaria

Romaria

Data de Preparação

Batismo Matriminio