Comunidade Santa Rita

Fachada da Igreja
Fachada da IgrejaMárcio dos Reis

Antigamente o bairro da Santa Rita se chamava bairro dos Machados. No dia 21 de junho de 1896, aconteceu no bairro dos Machados a inauguração de uma capela em homenagem a Santa Rita. Essa capela foi construída a um quilometro de distância do Santuário (Basílica Velha).

Segundo relatos da época, de manhã, após a Missa na igreja matriz, os padres e o povo foram em procissão até a capela de Santa Rita. Os moradores do bairro, naquele domingo, enfeitaram o caminho, do pé do morro até a capela, com bambus e folhas de bananeiras. Da procissão fazia parte uma banda de música e foram soltos muitos foguetes. Quando a procissão chegou à capela, começou a benção conforme o Ritual Romano prescreve. O Padre Gebardo Wiggerman, Cura do Episcopal Santuário de Aparecida, cantou após a benção, a Missa com os levitas e no fim o “Te Deum”, que é um hino de Ação de Graças. No dia 4 de julho de 1959 a capelinha foi demolida e em seu lugar começou a ser erguida a atual igreja de Santa Rita que foi inaugurada no dia 22 de maio de 1960 com missa festiva. O encarregado da construção foi o Sr. Francisco Roma e o engenheiro foi o Sr. Luiz Coelho de Guaratinguetá.

O povo ajudou na construção liderado pelo Sr. Michel Murad. As famílias Machado, Benjamin e Bernardo doaram o terreno para que a igreja igSantaRitaficasse do tamanho atual (a capela era bem pequena). O Sr. Luiz Ananias doou a parte elétrica para o forro, o Sr. José Ataliba a mão de obra para fazer a parte elétrica. Os vitrais ao lado do altar foram doados por uma família do Rio Grande do Sul, os vitrais do corpo da igreja foram doados por várias famílias. A imagem de Santa Rita foi doada pelo Sr. Benedito Sales e o Sr. Geraldo Palma junto com outros colaboradores doou o piso. O Pároco responsável era o Pe. Pedro Fré CSsR.

• Imagem 49
  • Imagem 50