IRMANDADE DE SÃO BENEDITO

A devoção a São Benedito é muito antiga aqui na nossa região. No começo do século passado já acontecia na vizinha Guaratinguetá a festa em devoção ao santo.

Os moradores de Aparecida iam todos os anos, à pé ou à cavalo, prestar a sua devoção ao querido santo cozinheiro. Na volta dessas festas os aparecidenses vinham conversando e sonhando a respeito de terem a sua própria festa. E com isso, no dia 28 de junho de 1910 foi fundada, oficialmente, a Irmandade de São Benedito, que começou organizando a festa e também dentre os seus membros eram escolhidos os novos reis da festa.

A Irmandade cresceu bastante e mais ainda a festa. Hoje a Irmandade tem cerca de 130 membros que participam de reunião mensal, da missa e terço em preparação a festa seguinte e acompanha os reis nos eventos onde são convidados, já que eles são os guardiões dos reis. Fazem parte permanente também da Irmandade o capitão do mastro, da bandeira e da coroa, bem como todos os ex-reis ainda vivos.

Hoje contamos com o apoio de 12 conselheiros que o ajudam a tomar todas as decisões referentes a Irmandade. A devoção a São Benedito, que claramente nos mostra a face de Jesus, está estampada no rosto e na perseverança de seus membros, muitos deles de idade já avançada. Dia 27 de junho é dia em que se comemora a Irmandade de São Benedito, e no ano de 2008 comemorou 100 anos de fundação.

Deixe um Comentário

Comunidades

Facebook

Agende sua Romaria

Romaria

Data de Preparação

Batismo Matriminio