Aos Noivos

• 07 Mai 2018

Curso de Noivos

Aos Noivos

O noivado é o tempo no qual os dois estão chamados a realizar um belo trabalho sobre o amor, um trabalho partícipe e compartilhado, que vai em profundidade. Aos poucos, o homem aprende o que é a mulher, aprendendo esta mulher concreta; e a mulher aprende o que é o homem, aprendendo este homem concreto, é um belo compromisso, pois o noivado não é somente uma felicidade descomprometida ou uma emoção encantada”.

A aliança de amor entre o homem e a mulher para toda a vida não se improvisa, não se faz de um dia para outro, não existe o ‘matrimônio express’: é preciso trabalhar, caminhar. A aliança aprende-se e aperfeiçoa-se. É uma aliança artesanal. Fazer de duas vidas uma só vida é também um milagre da liberdade e do coração, confiado à fé.

11 conselhos do Papa Francisco para os noivos

1.Recordem a importância das virtudes, “entre estas, a castidade resulta ser condição preciosa para o crescimento genuíno do amor interpessoal”.

2.“Aprender a amar alguém não é algo que se improvisa, nem pode ser o objetivo de um breve curso antes da celebração do matrimônio”. Cada pessoa se prepara para o matrimônio desde seu nascimento, aprendendo de seus pais “o que é um matrimônio cristão”.

3.Compreendam que o matrimônio “é uma questão de amor, só se podem casar aqueles que escolhem livremente e se amam”.

4.É bom assistir os grupos de noivos, entretanto, “são indispensáveis alguns momentos personalizados, dado que o objetivo principal é ajudar cada um a aprender a amar esta pessoa concreta com quem pretende partilhar a vida inteira”.

5.Durante o noivado devem ter a capacidade de reconhecer “incompatibilidades e riscos e aceitar que não é razoável apostar naquela relação, para não se expor a um previsível fracasso que terá consequências muito dolorosas”.

6.Por isso, falem “o que cada um espera de um eventual matrimônio, a sua maneira de entender o que é o amor e o compromisso, aquilo que se deseja do outro, o tipo de vida em comum que se quer projetar”.

7.Recordem que o compromisso expresso no matrimônio, “quando se trata de dois batizados, só podem ser interpretados como sinais do amor do Filho de Deus feito carne e unido com a sua Igreja em aliança de amor”.

8.Portanto, este sacramento não é um momento que logo faz parte do passado e das lembranças, mas “exerce a sua influência sobre toda a vida matrimonial, de maneira permanente”.

9.Não se concentrem apenas na festa, mas dediquem o melhor das suas forças “a preparar-se como casal para o grande passo que, juntos, vão dar”. Tenham “a coragem de ser diferentes, não vos deixeis devorar pela sociedade do consumo e da aparência. O que importa é o amor que vos une, fortalecido e santificado pela graça”.

10.O casamento não é o fim do caminho, pois o matrimônio é “uma vocação que os lança para diante, com a decisão firme e realista de atravessarem juntos todas as provações e momentos difíceis”.

11.No dia em que se casarem rezem juntos, “um pelo outro, pedindo ajuda a Deus para serem fiéis e generosos, perguntando juntos a Deus que espera deles, e inclusive consagrando o seu amor diante de uma imagem de Maria”.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/11-conselhos-do-papa-francisco-para-os-noivos-em-amoris-laetitia-89624/

Curso de Noivos

Dia: 22, 23 e 24 de Maio de 2018

Horário: 19h ás 22h

Documentos necessários para a Inscrição do curso:

- RG e CPF

- Preencher inscrição no Centro Paroquial.

- Taxa de R$30,00.

- O curso tem duração de 3 dias.