PASTORAL DA PESSOA IDOSA

É um organismo de ação social da CNBB. Tem uma mística própria: Caridade Cristã, a Formação contínua e Celebração da Palavra/Oração. “Para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Objetivo Principal: – “Melhoria da qualidade de Vida da Pessoa Idosa, na família”. Isto será conseguido através: n Visita Domiciliar mensal, realizada por Voluntários (Líderes da PPI); n Acompanhamento através dos indicadores de avaliação: a) – Atividades físicas; b) – Ingestão de líquidos;( 2a causa de internação do idoso é a DESIDRATAÇÃO ) c) – Uso das vacina contra Pneumonia e Gripe; d) – Prevenção de quedas; e) – Identificar os idosos dependentes. f) Estimular os familiares a assumirem a responsabilidade de cuidar de seus idosos de maneira correta; g) Encaminhar para rede básica de saúde; h) Estimular outras pessoas, grupos ou outras Pastorais a assumirem outras AÇÕES com os idosos, a partir dos INDICADORES levantados pela PPI.

Iniciou na Paróquia e também na Arquidiocese, em maio de 2001, como Ação da 3ª Idade, dentro da Pastoral da Criança. Um grupo de voluntários da Legião de Maria aceitaram o trabalho, e em agosto já começaram a visitar os idosos. Em junho de 2003 aconteceu a primeira capacitação para líderes, na Paróquia, com a participação de 18 pessoas, das Comunidades: Mãe-Matriz, São José e São Francisco. No final do ano passado, aconteceu um Assembleia, em Curitiba, Pr, e então passou a ser Pastoral da Pessoa Idosa, embora continue tendo ajuda da Pastoral da Criança. Até o início deste ano, somente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Arquidiocese de Aparecida, trabalhava com esta Pastoral. Este ano houve outras capacitações e mais líderes participaram. Hoje contamos com 16 líderes que visitam mensalmente 99 idosos, de três comunidades: São José, Mãe-Matriz e Santa Rita.

Deixe um Comentário

Comunidades

Facebook

Agende sua Romaria

Romaria

Data de Preparação

Batismo Matriminio