Pastoral da Comunicação


“Somos membros uns dos outros”  (Ef 4, 25)

“Das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.


O Homem é dotado de inúmeros dons, dentre esses está o dom da Comunicação. O ser humano é um ser naturalmente chamado a comunicar-se. O simples fato de existir já é uma comunicação de seu ser compartilhado ao mundo. Comunicação é isso, é compartilhar ao mundo um dom pessoal.

A Igreja assim como o ser humano é chamada a se comunicar, contudo, seu conteúdo não é uma informação qualquer, uma simples mensagem, mas sim, uma Pessoa, seu conteúdo é o da Salvação, o próprio Cristo Jesus. O Comunicar da Igreja é essencialmente Evangelizador, portanto, no âmbito eclesial “Comunicar é Evangelizar”[1]. Para que, essa ação evangelizadora da Igreja, seja eficaz, a ação comunicacional e suas práticas comunicativas devem ser bem realizadas.

Da necessidade de se comunicar com a sociedade, conduzir toda sua ação comunicacional, de se pensar em uma boa comunicação e práticas comunicativas eficazes e seguras, nasceu no coração da Igreja a Pascom (Pastoral da Comunicação). Essa tem como objetivo Evangelizar através de todos os meios possíveis, ocupando também, um lugar específico na atuação pastoral, por ser chamada a ser“um eixo transversal de todas as pastorais”, isso por se tratar de uma ferramenta de articulação da vida e das relações comunitárias, com o foco em gerar comunhão e unidade. A Pascom é a “Pastoral para as pastorais”, ou seja, aquela que está a serviço das demais.

  

Enquanto Pascom temos como características:

1) colocar-nos a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;

2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;

3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;

4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;

5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja

6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

 

Para alcançarmos tais propósitos nos alicerçamos em quatro eixos:

1. Formação: qualificação das lideranças e agentes de pastoral.  

2. Articulação: a animar e envolver os agentes culturais e pastorais para ações concretas e integradas com os processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa-Nova.

3. Produção: elaboração de materiais, como: subsídios de textos impressos e digitais, áudios, vídeos e etc.

4. Espiritualidade: constitui o alicerce de todos os eixos citados anteriormente, pois sem ela o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável.

 

Organização e estrutura da Pascom Paroquial

 A Pascom a nível paroquial se organiza através de uma equipe que em comunhão com o pároco coordena uma comissão composta por representantes de cada comunidade, pastoral e movimentos.

 

A Pastoral da Comunicação se coloca inteiramente à disposição, pois só encontramos sentido em nossa ação Pastoral no serviço aos demais.



[1] Doc. 99, CNBB, §244

Pastoral da Comunicação 

pascom.pnsasb@gmail.com

comunicacao@paroquiadeaparecida.com.br