“Somos
membros uns dos outros” (Ef 4, 25)
“Das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.
O Homem é dotado de inúmeros dons,
dentre esses está o dom da Comunicação. O ser humano é um ser naturalmente
chamado a comunicar-se. O simples fato de existir já é uma comunicação de seu
ser compartilhado ao mundo. Comunicação é isso, é compartilhar ao mundo um dom
pessoal.
A Igreja assim como o ser humano é
chamada a se comunicar, contudo, seu conteúdo não é uma informação qualquer,
uma simples mensagem, mas sim, uma Pessoa, seu conteúdo é o da Salvação, o
próprio Cristo Jesus. O Comunicar da Igreja é essencialmente Evangelizador,
portanto, no âmbito eclesial “Comunicar é Evangelizar”[1].
Para que, essa ação evangelizadora da Igreja, seja eficaz, a ação
comunicacional e suas práticas comunicativas devem ser bem realizadas.
Da necessidade de se comunicar com a
sociedade, conduzir toda sua ação comunicacional, de se pensar em uma boa
comunicação e práticas comunicativas eficazes e seguras, nasceu no coração da
Igreja a Pascom (Pastoral da Comunicação). Essa tem como objetivo Evangelizar
através de todos os meios possíveis, ocupando também, um lugar específico na
atuação pastoral, por ser chamada a ser“um eixo transversal de todas as
pastorais”, isso por se tratar de uma ferramenta de articulação da vida e
das relações comunitárias, com o foco em gerar comunhão e unidade. A Pascom é a
“Pastoral para as pastorais”, ou seja, aquela que está a serviço das demais.
Enquanto Pascom
temos como características:
1) colocar-nos a
serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
2) promover o
diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
3) capacitar os
agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese
e a liturgia;
4) favorecer o
diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
5) envolver os
profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja
6) desenvolver as
áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.
Para
alcançarmos tais propósitos nos alicerçamos em quatro eixos:
1. Formação: qualificação das lideranças e
agentes de pastoral.
2. Articulação: a animar e envolver os
agentes culturais e pastorais para ações concretas e integradas com os
processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa-Nova.
3. Produção: elaboração de materiais, como:
subsídios de textos impressos e digitais, áudios, vídeos e etc.
4. Espiritualidade: constitui o alicerce de
todos os eixos citados anteriormente, pois sem ela o comunicador esvazia-se,
fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável.
Organização e
estrutura da Pascom Paroquial
A Pastoral da Comunicação se coloca inteiramente à
disposição, pois só encontramos sentido em nossa ação Pastoral no serviço aos
demais.
Pastoral da Comunicação
pascom.pnsasb@gmail.com
comunicacao@paroquiadeaparecida.com.br