5º Dia da Novena e Festa de São Benedito 2025
- andresacustodio12
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Negra Mariama: um canto de louvor e resistência.
Por Andresa Custódio | Comissão de Comunicação

Toda a comunidade reunida na matriz para o 5º Dia da Novena recebeu com grande alegria as imagens de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, sem manto e sem coroa, no início da celebração, cantando "Negra Mariama" com a participação festiva dos reis João Antônio Lourenço Barbosa e Cássia Maciel, e dos convidados da noite: Grupo Namíbia, Pastoral Afro da Arquidiocese de Aparecida e as comunidades São Francisco e Santa Luzia.

A Santa Missa foi presidida pelo padre Leonardo Paulino, vigário da paróquia São Dimas, em Guaratinguetá, e concelebrada pelos padres André Gustavo, Paulo Roberto (Paulinho), Thiago Guimarães e Vanderlei Sousa, missionário redentorista, e contou com a presença da Irmandade e Guardiões de São Benedito. “Vivemos o Tempo da Páscoa, chamada de Oitava. Jesus ressuscitou! Está no meio de nós! Até pede um pedaço de peixe para provar que está vivo! Ele conta conosco!”, reflete padre Leonardo em sua homilia, fazendo um retrospecto dos evangelhos dominicais no tempo da Quaresma. “O Tempo Pascal é tempo de mostrar o que a gente aprendeu. Nada disso fique parado. Aquilo que devemos levar para a vida, a todo momento, a toda hora. O centro é sempre a presença do Ressuscitado”.

Sobre São Benedito, padre Leonardo mencionou que era “um homem sem muita instrução, porém, com muita boa vontade. Assumindo a vida religiosa, tornou-se superior e depois voltou para a cozinha onde está até hoje. Este é o santo que aqui celebramos! (...) Cristo nos ensina: a paz esteja convosco. São Benedito; o amor esteja convosco, e o papa; a misericórdia esteja convosco!” E por falar em cozinha, após o momento oracional da novena, os reis João Antônio e Cássia receberam de presente um reforçado café da manhã tendo em vista a rotina acelerada dos próximos dias. Uma devota do Potim foi escolhida pelos reis na igreja e presenteada com a imagem de São Benedito. E a celebração terminou da mesma forma que começou: com música, dança e muita alegria na entrada da relíquia do santo padroeiro.
Veja a programação completa religiosa e cultural.
Comments