7º Dia da Novena e Festa de São Benedito 2025
- andresacustodio12
- há 1 dia
- 2 min de leitura
A Santa Missa aconteceu na praça da matriz.
Por Andresa Custódio | Comissão de Comunicação

A Festa de São Benedito se aproxima do seu ápice. Com o aumento do número de devotos que desembarcam em Aparecida para celebrar o querido santo negro, as celebrações passam a acontecer do lado de fora, no palco, na praça da matriz. Seguindo a tradição religiosa, os reis João Antônio e Cássia Maciel, juntamente com as congadas e moçambiques, a Irmandade e os Guardiões de São Benedito, foram buscar o andor de Santa Rita em sua comunidade para que também “ela participe dos festejos em forma de agradecimento”. Conta-se a história que enquanto se construía a igreja do santo, a imagem de São Benedito ficou “hospedada” na capela de Santa Rita.

O frei franciscano, Alvaci Mendes da Luz, de Itatiba (SP) foi o presidente da celebração, acompanhado dos concelebrantes: padre Alan Christian (Diocese de Guarulhos), padre Eugênio Ferreira de Lima (Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano), padre Thiago Guimarães, da paróquia Puríssimo Coração de Maria, de Guaratinguetá, e o pároco, padre André Gustavo, com o vigário padre Paulinho. “Mesmo sendo frei, conhecia pouco deste santo. (...) Em um momento comecei a me interessar por ele. Por que ele (São Benedito) entrou com tanta força no nosso país?”, disse o frei Alvaci em sua homilia.

E prossegue dizendo que Benedito foi um grande franciscano. Inicialmente queria ser eremita, depois foi para o convento de Santa Maria de Jesus, para a cozinha, no atendimento às pessoas; não foi padre, mas todos iam buscar sua benção. “De repente, os franciscanos disseram: ‘Vamos levá-lo pra lá, o Brasil’. E o trouxeram. Vocês sabem que este santo foi abraçado pela população brasileira? Abraçado pelos pretos. (...) Ele virou o santo do cafezinho, da congada, da marujada”, disse o frei, que ainda contou sobre o primeiro milagre de São Benedito no nosso país. Após o momento oracional da novena a São Benedito e os avisos, uma devota mineira foi a escolhida pelos reis para receber de presente uma linda imagem do santo cozinheiro.
Veja a programação completa religiosa e cultural.
Comentarios