Ofício de Trevas emociona fiéis na Matriz nesta Semana Santa
- pascompnsasb
- 14 de abr.
- 2 min de leitura
Missa e celebração conduzida pelo Padre Paulinho reuniu fiéis de todas as comunidades em um momento de silêncio, reflexão e profunda espiritualidade.
Por Thiago Charleaux | PASCOM

Na noite desta segunda-feira (15), a Matriz de São Benedito recebeu um grande número de fiéis para a celebração do Ofício de Trevas, uma das mais profundas e emocionantes tradições da Semana Santa. A programação começou às 19h, com a Santa Missa, e logo em seguida teve início o Ofício, conduzido pelo vigário paroquial, Padre Paulinho.
Fiéis de todas as comunidades da Paróquia participaram com fé e respeito, em um clima de silêncio e oração. A igreja ficou com as luzes apagadas e tomada por um ambiente de recolhimento e espiritualidade.
O Ofício de Trevas é uma celebração antiga da Igreja Católica, feita nos dias que antecedem a Páscoa. Ela nos faz lembrar da paixão e morte de Jesus Cristo, e também todo o caminho percorrido pelo povo de Deus na história da salvação. Muitas vezes, esse povo – como nós hoje – escolheu caminhos que o afastaram da luz de Cristo. Por isso, a cada vela apagada durante a celebração, recordamos as consequências do pecado que escurece o mundo.
Ao final, permanece apenas uma vela acesa: o Círio Pascal, símbolo de Cristo, luz que nunca se apaga. Essa celebração reflete na atualidade a perca da luz da fé pela humanidade, que permanece nas trevas, mas que pelo amor é reacendida em nós, pela vitória de Cristo na cruz. Da dor para o amor. Das trevas para a luz. Do pecado para a céu (vida eterna).

A celebração tocou os corações de quem esteve presente. Muitos saíram emocionados, destacando a beleza da liturgia e a união da comunidade nessa caminhada rumo à Páscoa.
A Paróquia de São Benedito continua com a programação da Semana Santa ao longo da semana, preparando todos para a grande festa da ressurreição de Jesus.
Comments