Tríduo a Santa Rita no ano 2020

Publicado em: 25/05/2020

Tríduo a Santa Rita no ano 2020


Os louvores a Santa Rita de Cássia em nossa Paróquia subiram aos céus de modo diferente em 2020. Não poderíamos imaginar um ano atrás que seria assim. Com a ocorrência da pandemia e a determinação de isolamento social, a Novena foi transformada em Tríduo, celebrado nos dias 19, 20 e 21 de maio, às 18h, na própria igreja de Santa Rita, no bairro de mesmo nome, porém, sem a presença dos fiéis devotos, que puderam acompanhar as Missas pela página oficial da Paróquia no Facebook. O pároco, padre Arcanjo, presidiu as celebrações contando com o auxílio da equipe de liturgia para os cânticos, leituras e serviço do altar, além do apoio da Pastoral da Comunicação para as transmissões pela internet. No dia 22 de maio, data em que a Igreja toda comemora Santa Rita de Cássia, a celebração aconteceu às 9h. 
Uma nova realidade missionária está marcando a nossa vida de católicos batizados neste ano. A começar por nossas festas religiosas dos santos, que reúnem um grande número de pessoas nas igrejas. Como não podemos estar juntos, um primeiro ensinamento que nos vem destes tempos de pandemia é que o discípulo de Jesus, perto ou longe, de qualquer forma, consegue evangelizar, falar de Deus a outras pessoas, levar uma palavra de esperança e fé, sobretudo, nestes momentos tão difíceis de perdas e medo. 
Deus fala com o seu povo pelos acontecimentos à sua volta. Não é diferente agora. Percebemos que mesmo isolados, podemos levar conforto espiritual e material às pessoas amigas por meio da tecnologia, uma evidente constatação da existência de uma poderosa ferramenta para a evangelização. Todos os meios devem ser usados para se falar de Deus e sua Palavra. 
Quando o momento social se normalizar poderemos guardar algumas lições interessantes: estar junto numa relação verdadeira é muito importante para uma convivência sadia; amar e conhecer a Deus faz com que nossa vida tenha um sentido único; e o que nos é externo – a tecnologia, por exemplo – nem sempre é algo ruim ou do “mal”, só assim será se fizermos o uso inadequado dessa ferramenta.
Peço a Santa Rita, a Santa dos Impossíveis, que possui uma linda história de superação, fé e fidelidade a Deus, que nos ensine a ouvir diariamente o Criador de todas as coisas. Peço também a Santa Rita (se me permite) que interceda a Deus e a Nossa Senhora pelo fim da pandemia aqui no Brasil e no mundo todo. 


Andresa Custódio
Comunidade de Santa Rita – Aparecida/SP